sábado, 28 de abril de 2012

Atriz de "Avenida Brasil" trabalhou um mês em posto de gasolina para viver personagem


Bianca Comparato é Betânia na trama
Mergulhar a fundo no universo de um personagem é fundamental para o trabalho de composição de alguns atores. Afinal, ter as mesmas vivências de seu papel pode ajudar a compreender melhor o perfil que se pretende traçar. Foi justamente isso que Bianca Comparato fez para criar Betânia, a jovem que interpreta em "Avenida Brasil". Na trama, a personagem, que cresceu em um lixão, trabalha como frentista. Por isso, a atriz passou cerca de um mês dando expediente em um posto de gasolina, no Rio de Janeiro. Lá, aprendeu a abastecer, colocar água no radiador de um carro, abrir e fechar o capô, entre outras coisas. A experiência, inclusive, reflete na hora de gravar. "No set do posto de gasolina, eu me sinto muito bem, eu domino", conta ela, que também usa o que aprendeu em seu dia a dia. "Eu, sinceramente só deixo o cara abastecer meu carro e encher o pneu. Se ele falar: 'Está com pouco não sei o quê...', eu falo: 'Tenho meu mecânico. Que bom que você avisou, vou levar lá'", completa.
No set do posto de gasolina, eu me sinto muito bem, eu domino
Bianca Comparato fala sobre atividades de sua personagem
Bianca também quis conhecer de perto a realidade de um lixão. Foi até Gramacho, que está para fechar, e ficou comovida com os catadores, que se organizavam para lutar por seus direitos. "Cheguei em um momento crítico, estavam todos muito imbuídos ali. Rolava uma energia muito forte", recorda. A atriz teve a chance de conversar por um tempo com seis catadoras. E ainda separou lixo na cooperativa.

Agora, na trama, Betânia está ganhando mais espaço desde que começou a se passar por Rita, vivida por Débora Falabella, que na fase adulta se chama Nina. A frentista conviveu com a protagonista no lixão e as duas se consideram irmãs. "Betânia faz isso porque ama muito a amiga, esse é o elo mais forte", ressalta. Para despistar Carminha, de Adriana Esteves, Betânia usa um visual "dark", com "piercing" no nariz e coturno, bem diferente do estilo de Nina. Essa é uma fase delicada do papel para Bianca. Afinal, a atriz precisou buscar um tom diferente, já que Betânia é uma trabalhadora, com uma vida normal, que precisa ser atriz por alguns momentos. "Imaginei: 'Que referência de ator ela deve ter? Novela'. Fiz uma coisa mais para o melodrama, mais exagerada", revela.


As cenas com Adriana Esteves, inclusive, exigiram uma preparação maior. Por serem mais longas e difíceis, Bianca ensaiou bastante sozinha. Além disso, contou com o auxílio da mãe, Leila Mendes, fonoaudióloga e preparadora vocal. "Fiz um trabalho de abrir mais, falar umas gírias", destaca ela, que também se preparou com Sergio Penna para "Avenida Brasil". A atriz tem o hábito de trabalhar com a mãe há muito tempo. Inclusive quando fez sua primeira personagem fixa de novela, a Maria João de "Belíssima". Na ocasião, Bianca precisou amenizar o sotaque carioca, já que interpretaria uma garota de São Paulo. "Deu muito certo. Tanto é que as pessoas acham que sou paulista", entrega ela, que também gosta de ter outros preparadores. "Dá muito certo com a minha mãe, mas estou aberta a outras pessoas", diz.
Outra pessoa com quem Bianca percebeu uma grande afinidade foi com Débora Falabella. Elas nunca haviam trabalhado juntas e tiveram um primeiro contato em uma leitura da novela. Quando começaram a gravar, a intimidade veio rápido. "A gente entrou em uma sintonia muito especial", constata ela, que acredita que a boa fluidez do trabalho seja por conta dos estilos semelhantes de interpretação das duas. "É uma concentração parecida. A gente trabalha mais no detalhe, uma coisa mais sutil", compara.
Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário