Tem ator que dispensa a tradicional “composição de personagem”. Para esse tipo de profissional, a função de atuar vai além das pesquisas, imersões e eventuais visitas a locais que auxiliam na interação com o papel a ser vivido. Eliane Giardini, por exemplo. Com mais de 30 anos de carreira, a atriz – que está no elenco de Avenida Brasil, próxima novela das nove da Globo – é bem intuitiva. Ela acredita que todos os elementos de trabalho podem ser encontrados na sua própria personalidade. “É meio terapêutico”, diz, entre risos.
Na trama de João Emanuel Carneiro, Eliane dará vida a Muricy, mãe do personagem Tufão, interpretado por Murilo Benício. “É mais uma personagem dessa galeria que venho fazendo, que são mulheres fortes, autoritárias e muito vivas”, frisa. A história de Muricy e Tufão vai além da relação materna corriqueira. Muricy é controladora ao extremo e sempre está certa de que sabe o que é melhor para o filho. Isso vai desde observações profissionais – ele é jogador de futebol – até a vida sentimental, quando ela o convence a largar a noiva e se casar com Carminha, papel de Adriana Esteves.
O convite para participar do folhetim veio quando a atriz atuava no seriado Lara Com Z. A iniciativa partiu do próprio autor João Emanuel Carneiro. Eles já trabalharam juntos em produções como Cobras & Lagartos, de 2006, e Os Maias, em 2001, entre outras. “Fiz muita coisa com a Glória Perez, Jayme Monjardim, Marcos Schechtman, Maria Adelaide Amaral e Luiz Fernando Carvalho, entre outros. É uma delícia. Aí veio esse convite do João Emanuel e eu acho legal porque dá outro rumo”, encara.
Outro reencontro comemorado é com o ator Marcos Caruso. Pela segunda vez, eles interpretam um casal em uma novela – a primeira foi em Tempos Modernos. “Ele é um querido. Eu o adoro”, derrete-se. No folhetim, uma trama com pitadas cômicas espera pela dupla. Isso porque, no texto de João Emanuel Carneiro, o papel de Caruso vai se interessar por moças mais novas e se separar de Muricy. Ela, por sua vez, passa a namorar garotões apenas para dar o troco. “A minha personagem chega a trair o namorado com o ex-marido. Tem umas situações engraçadas. É uma personagem bem interessante”, diverte-se.
Para dar vida à superprotetora Muricy, Eliane Giardini, por enquanto, não mudará de visual. A equipe da produção achou de bom tom permanecer com os cachos naturais da atriz para representar bem a primeira fase do folhetim. A partir do momento em que a família de Muricy ascende socialmente, ela deixará de lado os fios encaracolados e ostentará cabelos alisados. “Bem que gostaria de ficar com os meus cachos. Mas estou a serviço do personagem”, consola-se, entre risos.
Pop Tevê
amo eli
ResponderExcluir